Quem pretende trabalhar com vendas em marketplaces, muitas vezes, pensa que existe uma fórmula mágica para escalonar vendas ou segredos especiais para vender de forma mais rápida. Mas, na verdade, o grande segredo está na tríade da permanência na plataforma, do trabalho sério e da boa entrega.
O primeiro passo é fazer a parte inicial de entrada no marketplace de forma profissional, mostrando todo o seu conteúdo e diferencial desde a apresentação da marca até a gestão de pedidos de forma consistente e facilitada para o consumidor.
Para começar bem, é fundamental o seller entender qual é o papel do marketplace e como este espaço se encaixa dentro da estratégia de negócio macro da empresa. Existem diversos perfis diferentes de lojistas: aquele que empreendeu online, o que tem loja física e migrou para o meio virtual e também o que permanece nos dois formatos.
O marketplace acaba sendo um caminho natural para o lojista virtual ter mais locais de venda online. Cada marketplace funciona como se fosse uma nova unidade do negócio, que exige atenção e estratégias específicas. Por exemplo, não se pode querer compensar a falta de vendas na loja física no marketplace, são negócios distintos.
No e-commerce, a dinâmica de venda, de estoque e pessoas é diferente em cada modalidade, mas é fundamental ter uma integração entre elas através de um sistema de gestão, a fim de ter processos integrados.
Novos mercados, novas conquistas
Ter visão de negócio, desde o ponto de partida, é importante para ajustar as expectativas do lojista e o fazer entender o que ele pode esperar daquele canal de vendas.
Isso é básico, mas muitos lojistas não atentam e acabam se frustrando por trabalharem, muitas vezes, com canais de venda não adequados para o seu negócio. Ou seja, é fundamental ver se o marketplace tem a ver com o produto, não vale estar em um grande marketplaces sem ter conversão na sua área.
Existem marketplaces generalistas e outros nichados, e vale fazer um estudo de quais espaços o seu negócio quer adentrar. Mas neste ponto você pode estar se perguntando se todas as lojas virtuais devem estar em marketplaces? É um mundo muito grande e, mesmo atualmente, estar ativo em marketplaces ser um ponto positivo, cada negócio é um negócio e precisa de estudo de caso.
Estar presente em marketplace é um formato importante para atingir novos mercados, expandindo seu campo de atuação. De forma geral, o marketplace é um meio prático de venda, pois o processo estrutural já está pronto, o lojista só precisa continuar vendendo o produto, pensando em estratégias de venda e focado em vender mais e melhor.
Para tudo se encaixar com facilidade, utilizar um sistema de gestão integrado é muito importante quando se fala em vendas em múltiplos canais. Muitas lojas acabam não levando em conta, mas é uma dinâmica que precisa estar em dia com a demanda gerada e para atender o cliente da forma mais eficiente.
É sobre economizar tempo
A tecnologia está disponível para auxiliar o lojista a otimizar tempo. Depois que o lojista já está no marketplace, ele precisa ser competitivo para ter bom desempenho em vendas. A vitrine eletrônica precisa estar bem feita: o anúncio, as informações do produto e o posicionamento no catálogo são fatores cruciais.
Confira algumas dicas:
O consumidor de e-commerce não toca o produto, então precisa ter todos os detalhes do produto, fotos de vários ângulos e muita informação extra.
Título e descrição são fundamentais para que o consumidor busque na pesquisa e encontre o seu anúncio.
Informações na descrição, com ficha técnica, de forma clara e objetiva irão diferenciar o seu anúncios dos demais.
O desafio é grande, mas pequenos detalhes aumentam a visibilidade do produto no marketplace. Palavras-chave são importantes e lembre-se que as pessoas começam a intenção de compra delas pelo Google.
Descrição comercial
Cada marketplace tem algumas regras. Informe-se como funciona o canal antes de descrever seu anúncio, mas alguns itens são comuns:
Segurança: ter informação de garantia (gera confiança)
Escassez: utilizar termos como “últimas unidades”e “edição limitada”
Apresentar os diferenciais do produto de forma clara e objetiva;
Bom atendimento e atenção para que o cliente volte a comprar em outra oportunidade. Aqui vale até quem sabe deixar um desconto para a próxima compra, afim de ter recorrência na venda para o mesmo cliente.
Resumidamente, os canais de venda fortalecem as estruturas que já existem da loja virtual, do perfil do vendedor e amplia a força da reputação do seller. Para 2020, com o crescimento do e-commerce nos últimos anos, a expectativa é de o mercado continuar crescendo.
O marketplace se estrutura como um instrumento importante e necessário para vender: para aumentar as vendas, para liberar o estoque e conquistar novos mercados. Aproveitar o potencial dessas ferramentas faz a diferença.