Certamente você já ouviu falar dos sites Submarino, Americanas ou MercadoLivre, não é? Pois bem, todos eles têm algo em comum: são marketplaces de sucesso. Market vem de mercado e place significa lugar, portanto, podemos definir esse modelo de negócio como um local que abriga várias mercadorias, de empresas diferentes. Vender em um marketplace traz diversas vantagens ao lojista virtual, que vão além de aumentar o lucro. Separamos algumas delas neste post, confira:
• 1. Baixo investimento
Quando você abre uma loja virtual, existem diversas questões técnicas que devem ser levadas em consideração. Um dos benefícios de apostar em um marketplace, é que a estrutura do site já está pronta. Sendo assim, o lojista não precisa se preocupar com a criação do e-commerce, hospedagem ou divulgação. Isso faz com que o seu investimento seja bem menor. O marketplace fornece um modelo pronto de vendas, com uma comissão que é geralmente negociável. Todos saem ganhando.
• 2. Visibilidade
Um marketplace já possui um público consolidado, por isso, ele atrai diversos visitantes todos os dias. O lojista não precisa fazer grandes investimentos em divulgações, pois o tráfego desse modelo de negócio já está garantido. Além disso, os mecanismos de busca trabalham a favor desse tipo de site, fazendo com que sua loja fique muito mais fácil de ser encontrada.
• 3. Estrutura
Todas as dúvidas que os lojistas têm ao abrir sua própria loja virtual, não se aplicam ao marketplace. Isso porque, na maioria das vezes, sua estrutura já está pronta. Meios de pagamento e formas de entrega, por exemplo, costumam estar configuradas e não há grandes preocupações com questões mais técnicas. As funcionalidades já são conhecidas pelos clientes e incluídas no preço negociado. Mais uma vez, o lojista acaba economizando ao apostar nesse mercado.
• 4. Diversidade de clientes e produtos
Como você sabe, dentro de um marketplace existem diversas lojas, de vários segmentos. Isso significa que o público que acessa o site é bem maior e possui interesses diferentes. Com o aumento do faturamento da loja, será possível diversificar seu catálogo de produtos e atuar em outros nichos de mercado.
• 5. Aumento nas vendas
Por todos os benefícios citados anteriormente, o resultado de apostar em um marketplace não poderia ser diferente. A loja que está inserida nesse modelo de negócio tem um aumento significativo em suas vendas, pois o investimento é baixo e a visibilidade que ele traz é enorme. O lucro é uma consequência inevitável de toda a comodidade que o marketplace oferece.
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